Pedaços de Tempo ... Pedaços de Nada ... Pedaços de Tudo

quinta-feira, 7 de maio de 2009

Vida...

Tenho uma amiga triste, uma amiga com uma força incrível que durante algum tempo aguentou estoicamente o sofrimento ao seu lado e que perdeu um dos seus pilares.
A dor que todos queremos adiar e evitar mas que inevitavelmente nos atingirá: é a Lei da Vida.

Ontem encontrámo-nos (os amigos de outros - e destes - tempos) para a confortar, para lhe fazer companhia, e quando começamos a pensar que vamos todos passar pelo mesmo não fácil.
"Já passou a altura de irmos aos casamentos, vai começar a de ir a funerais" comentou-se meio em tom de brincadeira, para aliviar a tensão que todos sentíamos. No entanto não deixa de ter um fundo de verdade, assim como o é estarmos todos mais velhos, adultos, com vidas completamente diferentes, crescemos...

Alguns com cabelos já muito brancos mas também com muitas experiências de vida que é também aquilo que faz de nós o que somos hoje.
E estas coisas tristes passam num instante (e sem darmos por isso) a reuniões de amigos que há muito tempo não estão juntos e que já estão naquela idade em que irremediavelmente percorrem as lembranças, os "outros tempos".

No meio de tanta tristeza há algo que nos conforta. É o sentirmo-nos "em casa".

2 comentários:

Unknown disse...

Obrigado...

... por escreveres de mim no teu blog, e por teres escrito muitas verdades:
- que somos amigas (desde sempre e para sempre apesar de não convivermos diariamente);
- que estou triste (de uma tal forma que nunca imaginei e que, por vezes, me impede de exprimir realmente a tristeza que sinto);
- que perdi um dos meus pilares, o maior de todos, aquela que em tempos (de adolescência) me disse que era a minha melhor amiga e que estava a dizer a verdade, A MINHA MÃE!!!

Contudo, não concordo com uma coisa: não fui eu que aguentei estoicamente todo o sofrimento ao meu lado... foi a minha Mãe que estoicamente lutou, dia após dia, ao longo de 5 anos para se agarrar à Vida... e presentear-nos com mais momentos na sua presença... e acima de tudo me ensinou, mais do que me tinha ensinado ao longo da vida inteira, que NUNCA SE DESISTE!!! Seja a revolta, a ambição, a fé que nos move, mas nunca devemos baixar os braços! E que, tal como ela até aos 2 dias antes da sua morte, todos os dias devemos acordar na esperança de que esse dia será melhor do que o que passou...

Mas é verdade, esta dor faz parte da Lei da Vida... essa Vida que continua, em que já não vestimos luto porque não nos diz nada, em que continuamos a sair com os amigos e a brincar com os nossos filhos, em que voltamos a trabalhar... com uma certeza porém... ELA NUNCA VOLTARÁ A SER IGUAL!!!

Um beijo grande para ti, que me acompanhaste e a todos os outros que possam ler e que eu ainda não tive oportunidade de agradecer...

Maria Malvada disse...

Este blog é aquilo que eu sou, aquilo que eu sinto:
As coisas mais sérias, as menos sérias, as mais alegres
e as mais tristes, as coisas que são a minha vida.
E como tu fazes parte dela, ainda que não estejamos sempre
perto, também fazes parte dele...

As lágrimas escorreram pelos olhos...

Os AMIGOS que o são mesmo estão sempre presentes,
eu sempre acreditei (acredito!) que sim, apesar do corre-corre
desta vida que a maior parte das vezes nos deixa sem tempo
para aquilo que realmente é importante.

A tua mãe foi uma lutadora, TU és uma lutadora e acredita
que ela deve estar tremendamente orgulhosa de ti.
O que aqui deixaste escrito é uma lição.
Acho que não sou capaz de (d)escrever aquilo que senti quando o li,
que estou sem saber o que te dizer...
Acima de tudo não sei o que fazer quando vejo aqueles de quem gosto
sofrer.

Obrigado eu por te expores aqui (num sítio mais que público)
por de alguma forma "lavares a alma" e o partilhares comigo.

A vida é certo, nem sempre nos sorri, mas lá está, temos que procurar fazer dela o melhor possível e acreditar sempre que será melhor.

Um beijo muito grande e um orgulho enorme em seres minha AMIGA!