Pedaços de Tempo ... Pedaços de Nada ... Pedaços de Tudo

segunda-feira, 23 de fevereiro de 2009

Acabei


E como sempre, fico com a nostalgia dos livros acabados e já com saudades.

É verdade que a história é previsível mas ainda assim me fez "sonhar".
Admito que não sou admiradora do escritor/jornalista/sei lá o quê, até porque ultimamente tem tido umas opiniões muito tristes acerca daquilo que faço. Mas gosto dos romances (já gostava das crónicas) que escreve.

Gostei do Equador, gostei deste Rio das Flores.

Reconheço-lhe alguma influência queirosiana, no modo como descreve os lugares, as pessoas, embora não tão exaustivo, mas eu gosto (Eça é da minha eleição, desde o 1º momento), sinto-me parte da história, quase que vejo o que leio, quase sinto os cheiros, quase estou lá.

Encontrei por lá umas pérolas:


"Há decisões que se tomam e que se lamentam a vida toda e há decisões que se amarga o resto da vida não ter tomado. e há ainda ocasiões em que uma decisão menor, quase banal, acaba por se transformar, numa decisão imensa, que não se buscava mas que vem ter connosco, mudando para sempre os dias que se imaginava ter pela frente." (...)
Início do Capítulo XVIII


"Quem nunca sofreu por amor nunca aprenderá a amar. Amar é o terror de perder o outro, é o medo do silêncio e do quarto deserto, de tudo o que se pensa sem poder falar, do que se murumura a sós sem ter a quem dizer em voz alta. E quando tudo enfim desaba, quando o outro partiu e deixou atrás de si o silêncio e o quarto deserto, por entre os escombros e a humilhação de uma felicidade desfeita, resta o orgulho de saber que se amou."(...)
Capítulo XIX

7 comentários:

Anónimo disse...

Eu também gostei dos dois.

Maria Malvada disse...

=))

prof.essa disse...

Olá Malvada,
lamento informá-la que este srº, filho de sua mãe, grande poetisa, foi, pelos comentários inapropriados, incorrectos e o raio que o parta, banido de minha estante.Por este motivo, já não posso comentar o seu livro Rio das Flores!Pim!

Lamento tb dizer que, até ao momento em que desenvolvi por este srº um odiozinho de estimação que me faz desligar imediatamente o canal onde sua exª aparece, para lhe lançar uns quantos impropérios e vitupérios à altura do seu snobismo, tinha gostado de ler o Equador!Pim
assinado:Carolina

Obrigada Malvada por teres este espaço onde posso lançar umas coisas soltas e ficar mt bem!!!HI: HI.HI

Maria Malvada disse...

Carol, obrigado eu por passares por cá e me fazeres rir sempre com a tua participação =)
O Sr. como disse e repito tb m xateia um bocado (aliás, é como tu, o simples som da sua voz tem o dom de me irritar e como ja me irrito com tt coisa... ).
Mas esquece lá que foi ele que escreveu...ías gostar ;)
Bjinho
E vai soltando tudo que te apeteça =))

prof.essa disse...

Oi Malvada,
obrigada por me deixares libertar os meus venenos!!! a propósito de cobras e cascaveis...amanhã lá estamos. Não te esqueças da nossa visitinha de estudo, pelo menos libertamo-nos das celas e dos 28 carrascos diários, ou será ao contrário...e o veneno continua...
Assinado: a venenosa

Maria Malvada disse...

E a malvada sou eu... lol
Não me esqueço não ;) e bem preciso, ja que esta "interrupção" só serviu para eu trabalhar até mais não, já não posso ver testes e afins à frente :S grrrrrrrrrrrrrr ***

prof.essa disse...

Imagina eu com gripe!!!Que mau mau aspecto!!!
Preciso urgentemente de uma reciclagem...prá amanhã, claro,ter um penteado e maquilhagem a combinar com o colete amarelo berrante e as raquetas vermelhas na mão, ou já te esqueceste que eles têm 15 e menos de 15??Até já pensei em ensaiar, como fazem alguns polícias,uns passos de dança. Só de pensar nas longas passadeiras até lá chegar, dá para uma dança completa. A não ser que , bem, queiras tu usar o colete, não?? Fica bem com o loiro do cabelo....hahh, não...sim...as duas?? Seria giro...