Pedaços de Tempo ... Pedaços de Nada ... Pedaços de Tudo

domingo, 28 de fevereiro de 2010

Vida Social

"A vida social dos filhos arrasa com a vida social dos pais"

Qualquer mãe/pai hoje em dia sabe que é a mais pura das verdades.
Entre as toneladas de trabalhos de casa que todos os dias os miúdos trazem, há ainda os famosos trabalhos de grupo, que se não estou em erro só comecei a fazer por volta da adolescência.
Os trabalhos de casa fazem falta mas não em doses industriais. E é vê-los fugir da escravatura a sete pés...e nós a fazer o nosso papel de cumpridores e do "1º está a escola" e lá se vão os momentos em família (um simples assistir televisão).
Os trabalhos de grupo que nunca são para fazer em aula (isto é que eu não percebo...sou professora e todos os TG que mando fazer são em aula, porque só assim consigo avaliar a cooperação, a entre-ajuda, quem se esforça mais, etc...óbvio que a outra solução é muito mais fácil) e os trabalhos dos filhos depressa se transformam em reuniões de criançada ao fim-de-semana (lanches incluídos) com os pais a colaborarem mais que o necessário.

Por outro lado, todos sabem dos infinitos compromissos sociais, vulgo festas de aniversário, de qualquer petiz hoje em dia, ás vezes dois ou até três no mesmo dia.

E ainda dos compromissos desportivos que qualquer criança/jovem hoje em dia tem, para não falar de outras coisas como catequese, escuteiros, etc...

E nós???

Andamos numa roda viva entre o ajudar nos TPC e o ajudar nos TG e como há muitos pais que ajudam demais, os nossos querem fazer igual ou melhor e nós claro não queremos ficar atrás... é é ver-nos inventar mil e uma coisas só para "o meu ser melhor que o teu", e os trabalhos de grupo dos filhos transformam-se em trabalhos de pais "o do meu é melhor que o do teu" e até (imagine-se só) se constroem maquetas... E estamos a falar de 4º/5º ano.

Andamos a levá-los à festa da Maria ou do Manel, mesmo que ela seja a 20km de distância e nos roubem uma tarde inteira.

Passamos manhãs, tarde ou até mesmo dias inteiros enfiados num qualquer pavilhão desportivo, ou campo de futebol.

E a nossa vida social???

Perfeitamente acabada.
Nada de combinar cafés e reuniões de amigos aos fins-de-semana, fins-de-semana fora nem pensar...
Todas as actividades completamente programadas nos intervalos dos imensos afazeres sociais das crianças.
Depois com muito azar quando há um espacinho livre nas agendas, um adoece e lá se vão os planos...

E qualquer mãe/pai só quer ver a sua cria feliz e cumpre com estas tarefas até à exaustão.

Eu ainda vou conseguindo sobreviver, a minha parca vida social ainda sobrevive, mas haverá por aí muita morta e não deveria!










2 comentários:

AnaMarta disse...

Pois querem dar o melhor aos filhos e voces ficam pra tras. como eu percebo! Mas possa, deixem os putos com os pais e vao pra night ou mesmo so ao café... :D

Maria Mira disse...

É bom ouvir isso mesmo duma professora, pq é verdade. Como sabe a diferença de idades dos meus é bem grande...a Mónica tem 19 e o pequeno 8,e noto uma grande diferença!
Nunca fui uma encarregada de educação ausente, mas hoje em dia é mesmo muito difícil conseguir dar resposta às exigências da escola... ainda por cima quando temos mais que um filho!